2023

do artista ready-made ao artista-app

Formando parte da ocupação cheio-vazio no MUnA em Uberlândia, organizada, e curada pela artista Claudia Müller a .txt (Carla Lombardo & Ж) realiza a oficina-intervenção UBERAMA, do artista ready made ao artista app.


Tomando como ponto de partida nossa prática de intervenções coletivas em espaços públicos, propomos um exercício coreopolítico elaborado coletivamente cuja fonte sejam os movimentos (e os metadados) de corridas, interrupções e fluxos mediados por aplicativos de transporte (uber, ramblr, waze, etc). A atividade de caráter (auto)reflexivo busca subsídios teóricos sobre a condição social do artista no semiocapitalismo a fim de elaborar com isso práticas performáticas que tratem dos nexos entre atividades aparentemente dispares: a do artista e do trabalhador de aplicativos.

No dia primeiro dia estivemos com estudantes, artistas e interessadxs no MUnA – Museu Universitário de Arte da UFU, compartilhando repertórios ligados a nossas práticas, táticas e materializações realizadas em eventos estéticos diversos criados nos 10 anos da .txt.



No dia seguinte, expusemos um diagrama de confluências entre o trabalho do campo expandido da cultura — e dxs artistxs em particular — e o dos entregadores de app. O diagrama, mapas dos trajetos precarixs de ambos (artistxs e entregadores) e uma sequência de movimentos de troca de pacotes entre participantes da oficina e público, selaram a intervenção.